RODRIGO MAIA

O deputado federal Rodrigo Maia foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados para o período 2019-2021 no dia 1º de fevereiro de 2019, depois de ocupar o cargo por mais de dois anos, a partir de julho de 2016.

Ele venceu a disputa pela Presidência da Casa em primeiro turno, recebendo 334 votos, com uma proposta alinhada à retomada do crescimento econômico e ao equilíbrio fiscal, a partir da aprovação de reformas estruturais para o Estado brasileiro, como a da Previdência. Em outubro, Rodrigo Maia foi reeleito para exercer seu sexto mandato de deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro.

Ao longo de seu período na Presidência, o Plenário da Câmara aprovou diversas medidas com impacto na área social, na reestruturação das contas públicas e na geração de empregos, como a medida provisória que reformou o ensino médio, a PEC que definiu um teto para os gastos públicos, a reforma trabalhista, a regulamentação da terceirização e a renegociação das dívidas dos estados.

Rodrigo Maia tem 48 anos e iniciou sua carreira política aos 26 anos, como o mais jovem secretário de governo da Prefeitura do Rio. Antes de entrar para a política, trabalhou por sete anos no mercado financeiro. Rodrigo é filho do ex-prefeito e vereador do Rio de Janeiro, Cesar Maia. É casado, pai de três meninas e dois meninos.